quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Parque Florestal do Mistério da Prainha

38°29'30.56"N
28°14'44.37"W
Prainha, São Roque do Pico
O Parque Florestal do Mistério de São João fica localizado no lado Norte da Ilha do Pico. Classificado como Reserva Natural desde 2001, o parque ocupa uma área aproximada de 12 ha. Os “mistérios” são na realidade campos de lava solidificada, onde se desenvolveu uma flora diversificada no que respeita a espécies endémicas. O Mistério da Prainha foi o resultado de uma erupção ocorrida no século XVI. O parque inclui vários circuitos pedonais e um miradouro de onde se pode admirar a baía de Canas e a Ilha de São Jorge.

Ver Portugal Ponto Por Ponto num mapa maior

Portugal Património, Almeida e Belo, Circulo de Leitores, 2007
PPPP

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Cascata de Barbelote

37°18'59.46"N
8°36'45.70"W
Monchique, Monchique
A Cascata de Barbelote é uma das mas belas quedas de água da serra de Monchique. Fica localizada na vertente Norte da serra, a cerca de 1,5 km a Oeste da Fóia.


Ver Portugal Ponto Por Ponto num mapa maior

Carta Militar n.º 585
PPPP

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Citânia de Longa

41°4'24.94"N
7°35'32.63"W
Longra, Tabuaço
A Citânia de Longa, também conhecida simplesmente por Muro, foi edificada durante a Idade do Ferro. Trata-se de um castro composto por duas linhas de muralha, que aproveitam os afloramentos rochosos existentes. No seu interior foi possível identificar várias habitações.


Ver Portugal Ponto Por Ponto num mapa maior

www.igespar.pt
PPPP

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Ponte Velha sobre o rio Tua

41°29'5.77"N
7°11'5.90"W
Mirandela, Mirandela
A Ponte Velha sobre o rio Tua foi construída no século XVI, no reinado de D. Manuel I. No local acredita-se que terá existido outra ponte edificada no século XV. Sabe-se que em 1726 existiam dois nichos a meio do tabuleiro, um dedicado a Nossa Senhora e outro ao Senhor do Aflitos. Os nichos foram desmontados no século seguinte. Ao longo dos tempos a ponte sofreu várias obras de reparação. No ano de 1866, o primeiro arco da margem esquerda foi tapado, ficando a ponte com dezanove arcos. Em 1909, as cheias no rio destruíram quatro dos seus dezanove arcos, sendo a ponte foi reparada no ano seguinte. Esta reparação fez com que a ponte ficasse com dezassete arcos, dado que os arcos arruinados foram substituídos por dois de maiores dimensões. Actualmente a ponte tem apenas uso pedonal. 


Ver Portugal Ponto Por Ponto num mapa maior

www.igespar.pt
PPPP

domingo, 27 de janeiro de 2013

Casal de São Simão

39°54'58.80"N
8°19'21.40"W
Aguda, Figueiró dos Vinhos
A aldeia de Casal de São Simão fica localizada numa cumeada, limitada a poente pela linha de água da Cova do Safredo e a nascente pela ribeira de Alge. Esta pitoresca aldeia pertence à rede de Aldeias do Xisto. A Este da aldeia, na ribeira de Alge, situam-se as famosas fragas de São Simão.


Ver Portugal Ponto Por Ponto num mapa maior

www.aldeiasdoxisto.pt, www.descubraportugal.com.pt e Carata Militar n.º 275
PPPP

sábado, 26 de janeiro de 2013

Grutas das Lapas

39°29'34.38"N
8°33'13.97"W
Lapas, Torres Novas
A origem destas grutas ainda é uma incógnita. Acredita-se que foram escavadas no período neolítico, mas estudos recentes apontam para o período da ocupação romana. A geologia do terreno, composta essencialmente por rochas calcárias moles, explica a facilidade com que foram escavadas.

Ver Portugal Ponto Por Ponto num mapa maior

www.cm-torresnovas.pt e www.descubraportugal.com
PPPP

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Alto da Columbeira

39°18'1.12"N
9°11'50.31"W
Roliça, Bombarral
O Alto da Columbeira ergue-se a 160 m de altitude. Deste miradouro natural é possível apreciar a vista sobre o vale da Roliça, localizado sensivelmente à cota 40. Foi neste vale que a 17 de Agosto de 1808 se travou a Batalha da Roliça que opôs as forças anglo-lusas comandadas pelo Tenente-General Sir Arthur Wellesley e as forças francesas comandadas pelo general de Divisão Henri-François Delaborde.


Ver Portugal Ponto Por Ponto num mapa maior

Cartas Militares n.º 338, n.º 350 e http://batalharolica.blogs.sapo.pt/
PPPP

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Igreja de Nossa Senhora do Monte

38°39'49.33"N
9°11'52.26"W
Caparica, Almada
A Igreja Matriz do Monte da Caparica foi fundada em 1472 como Capela da Nossa Senhora do Monte, numa cumeada onde existiu uma Ermida consagrada a Santa Maria. A ermida foi transformada em igreja e sagrada por D. Nuno de Aguiar, 1º bispo de Tânger a 24 de Maio de 1482. A igreja apresenta fachada com linhas direitas, denunciadoras da respectiva restauração após o terremoto de 1755, altura em que ficou profundamente danificada. O interior apresenta marcas notórias do período Barroco e contem uma das mais belas colecções de azulejos do concelho de Almada. Trata-se de painéis de azulejos azuis e brancos alegóricos ao “Cântico dos Cânticos”. Reza a lenda que a igreja foi construída com as moedas de ouro do forro de uma velha capa que ficou conhecida como a Capa Rica. A dita capa pertenceu a uma velha muito pobre que por ali apareceu em criança levando consigo apenas uma capa que todos diziam ser muito bonita e digna de uma rainha. A menina ficou ao cuidado de um velho, a quem acabou por emprestar a sua manta para o aconchegar no leito da morte. Entretanto, a menina cresceu, tornou-se mulher e envelheceu, vivendo uma vida solitária e rogando a Deus no local da ermita. Por ser tão solitária e taciturna era acusada de bruxaria, chegando até a ser chamada ao rei que, a acabou por desenganar o povo, afirmando que a velha não era bruxa. Quando morreu, encontraram junto ao corpo a sua velha capa recheada de moedas de ouro, as quais foram utilizadas para a construção da agora conhecida Igreja da Senhora do Monte, no Monte de Caparica.


Ver Portugal Ponto Por Ponto num mapa maior

texto por M. Roque
PPPP

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Barragem de Idanha-a-Nova

39°56'41.01"N
7°12'3.61"W
Idanha-a-Nova, Idanha-a-Nova
Construída no rio Ponsul, a Barragem de Idanha, também conhecida por Barragem Marechal Carmona, cria uma albufeira com 78,1 hm3 e uma área inundada de 678 ha ao nível de pleno armazenamento. Trata-se de uma barragem de betão de gravidade com 44 m de altura. O descarregador de cheias é composto por um poço vertical sem controlo e está dimensionado para um caudal de 700 m3/s. A barragem tem como principais funções a rega e a produção de energia. A central fica localizada junto à barragem e está equipada com uma turbina Francis. Produz 4,5 GWh em média por ano.


Ver Portugal Ponto Por Ponto num mapa maior

http://cnpgb.inag.pt
PPPP

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Centro de Interpretação Ambiental da Ria de Alvor

37°9'15.32"N
8°36'35.13"W
Mexilhoeira Grande, Portimão
O Centro de Interpretação Ambiental da Ria de Alvor foi inaugurado a 13 de Fevereiro de 2006 na antiga estação de comboios da Mexilhoeira Grande. Trata-se de um espaço dedicado ao património sociocultural da região. O seu espólio apresenta objectos ligados à actividade piscatória da Ria de Alvor e vida rural da região.


Ver Portugal Ponto Por Ponto num mapa maior

www.cm-portimao.pt e www.barlavento.pt
PPPP

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Castelo de Viana do Alentejo

38°19'55.69"N
8°0'5.87"W
Viana do Alentejo, Viana do Alentejo
Apesar de mandado construir por D. Dinis, o Castelo de Viana do Alentejo terá sido apenas construído nos finais do século XV ou inícios do século XVI. É composto por cinco cortinas de muralhas e cinco torreões cilíndricos nos vértices. O torreão mais alto corresponde a torre de menagem que funciona igualmente como torre sineira. No seu interior foram edificadas duas igrejas, a Matriz e a da Misericórdia. A muralha é aberta por duas portas; a porta da Matriz a Sul, e a porta da Misericórdia, a Noroeste.


Ver Portugal Ponto Por Ponto num mapa maior
 
www.cm-vianadoalentejo.pt e www.igespar.pt
PPPP

domingo, 20 de janeiro de 2013

Ruínas Romanas de Cerro da Vila

37°4'48.04"N
8°7'13.75"W
Quarteira, Loulé
As Ruínas Romanas de Cerro da Vila seriam uma villa romana do século 1 d. C. Abastecida de água a partir de uma barragem a 2 km de distância e localizada junto a terrenos muito férteis, a villa contava ainda com a proximidade a um porto que facilitava as trocas comerciais. O complexo terá sido ainda utilizado pelos mouros conforme se comprova pela existência de silos mouriscos abertos no interior das casas romanas.


Ver Portugal Ponto Por Ponto num mapa maior

www.igespar.pt
PPPP

sábado, 19 de janeiro de 2013

Seminário das Missões

39°48'54.42"N
8°11'24.33"W
Cernache do Bonjardim, Sertã
O Seminário das Missões, designado originalmente por Real Colégio das Missões Ultramarinas, foi mandado edificar por D. João VI na 1791, tendo a sua construção terminado em 1794. Tinha como função a preparação de sacerdotes para o Grão Priorado do Crato. Com a extinção das ordens religiosas em 1834, o colégio foi encerrado. Em 1855, o colégio reabriu as suas portas com a função de preparar pessoal missionário para os territórios ultramarinos do Padroado. Os tumultos ocorridos durante a implantação da República causaram danos na torre da igreja do seminário e várias imagens religiosas foram destruídas. Depois de funcionar como liceu secundário e posteriormente Instituto das Missões Coloniais, em 1926 o edifício voltou à posse dos padres seculares. Quatro anos depois o seminário integra a Sociedade Missionária da Boa Nova. Na sua arquitectura destacam-se os painéis de azulejo, mas é na sua biblioteca que encontramos os seus ex-libris. Com mais de 7300 obras, a bibliotecas guarda ainda livros encadernados em madeira, revestidos em pele e exemplares únicos dos séculos XV e XVI. Associada ao seminário existe ainda a produção do vinho “Terras de D. Nuno”.


Ver Portugal Ponto Por Ponto num mapa maior

www.cm-serta.pt
PPPP

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Serra do Pisco

40°46'12.74"N
7°25'26.90"W
Aguiar da Beira, Carapito
 Fornos de Algodres, Queiriz
 Aldeia Nova e Santa Maria, Trancoso
A Serra do Pisco delimita os concelhos de Trancoso, Aguiar da beira e Celorico da Beira. Apresenta uma orientação Norte-Sul e tem cerca de 7 km de extensão. O seu ponto mais alto atinge a cota 998 e esta devidamente identificado na rede geodésica nacional como marco de primeira ordem.


Ver Portugal Ponto Por Ponto num mapa maior

Cartas Militares n.º 169 e n.º 180
PPPP

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Praia Formosa

36°57'3.25"N
25°5'50.11"W
Almagreira, Vila do Porto
A Praia Formosa fica localizada na vertente Sul da Ilha de Santa Maria. É uma das poucas praias de areia branca do arquipélago dos Açores. A Praia Formosa foi eleita pelo jornal The Guardian como uma das vinte melhores praias do mundo para desfrutar de umas férias a preços convidativos em 2013. Junto à praia existe um parque de campismo.

Ver Portugal Ponto Por Ponto num mapa maior

www.guardian.co.uk
PPPP

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Orca de Merouços

40°55'14.62"N
7°43'17.62"W
Touro, Vila Nova de Paiva
A Orca de Merouços, também conhecida por Orca de Vale de Cadela, é um dólmen edificado no período neolítico. Localizado a cerca de 700m a Sudeste do lugar de Vidoinho, o túmulo apresenta planta oval com cerca de 24 m no sentido Este-Oeste e 20 m no sentido Norte-Sul. O espólio encontrado encontra-se depositado no Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.


Ver Portugal Ponto Por Ponto num mapa maior

http://arqueologia.igespar.pt
PPPP

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Mouchão da Casa Branca

39° 1'59.65"N
8°49'17.33"W
Azambuja, Azambuja
O Mouchão da Casa Branca fica localizado no rio Tejo, próximo de Salvaterra de Magos. Tem um comprimento total de 2,8 km e uma largura máxima de 550 m. A sua cota máxima é apenas 4 m.


Ver Portugal Ponto Por Ponto num mapa maior

Cartas Militares n.º 377 e n.º 391
PPPP

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Lagoa Olho de Aguim

40°25'16.45"N
8°26'22.67"W
Aguim, Anadia
A Lagoa Olho de Aguim é um pequeno lago com pouco mais de 1000 m2, localizado entre Aguim e Anadia. De maneira a se poder desfrutar melhor deste espaço, foi instalado junto à lagoa um parque de merendas.

Ver Portugal Ponto Por Ponto num mapa maior
PPPP

domingo, 13 de janeiro de 2013

Mosteiro de São Bento

41°20'41.76"N
8°28'17.36"W
Santo Tirso, Santo Tirso
O Mosteiro de São Bento foi fundado por Dona Unisco Godiniz em 978. No século XV foi construída a igreja monástica por vontade de Martim Gil, conde de Barcelos. Deste templo restam apenas alguns vestígios. O templo tal como o vemos hoje foi edificado entre os 1659 e 1679, por Frei João Turriano, monge de S. Bento, engenheiro-mor do Reino. A igreja apresenta planta em cruz com uma única nave. Após a extinção das ordens religiosas o mosteiro é repartido por vários proprietários, entre os quais a câmara municipal de Santo Tirso. Na antiga hospedaria do mosteiro funciona actualmente Museu Municipal Abade Pedrosa (ver ponto do dia 22-05-2012). Foi classificado como Monumento Nacional em 1910.


Ver Portugal Ponto Por Ponto num mapa maior

www.cm-stirso.pt e www.igespar.pt
PPPP

sábado, 12 de janeiro de 2013

Castelo de São Filipe

38°31'3.88"N
8°54'33.20"W
Nossa Senhora da Anunciada, Setúbal
O Castelo de São Filipe, igualmente conhecido por Fortaleza de São Filipe, foi edificado durante a dinastia Filipina, com base no projecto do Capitão Fratino de 1583. Apesar de se localizar estrategicamente sobre o rio Sado, esta fortaleza não terá sido fulcral na defesa da foz do rio e da cidade de Setúbal, quando comparada com a fortaleza do Outão. A fortaleza apresenta planta poligonal irregular, em estrela de seis pontas com seis baluartes. A Casa do Governador, no interior do castelo, foi transformada em Pousada de Portugal. Ainda no seu interior é possível visitar a capela barroca e edificada durante o reinado de D. João V.


Ver Portugal Ponto Por Ponto num mapa maior

www.igespar.pt
PPPP

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurio

39°34'12.72"N
8°35'19.55"W
Nossa Senhora das Misericórdias e Chancelaria, Ourém e Torres Novas
O Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurio fica localizado no extremo oriental da serra de Aire, em pleno Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Trata-se de um espaço único dado que contém um dos mais importantes registos fósseis do período Jurássico. Foram identificados 20 trilhos de pegadas de dinossáurios saurópodes, dois deles com mais de 140 m de comprimento. As pegadas ficaram gravadas em lamas calcárias, posteriormente tapadas com sedimentos. Cerca de 175 milhões de anos depois os trabalhos de exploração de pedra permitiram pôr a descoberto estas fantásticas pegadas.


Ver Portugal Ponto Por Ponto num mapa maior

www.pegadasdedinossaurios.org
PPPP

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Farol do Cabo Espichel

38°24'54.90"N
9°12'59.32"W
Santiago, Sesimbra
Ainda antes da edificação do Farol do Cabo Espichel, acredita-se que no início do século XV existisse aqui uma luz rudimentar. A construção do farol iniciou-se em 1790, tornando-o num dos mais antigos de Portugal. A torre hexagonal onde assenta o farol tem cerca de 24 m de altura. Ligadas à torre foram construídas as residências dos faroleiros. Com base nos registos do Capitão-de-fragata engenheiro hidrógrafo Pereira da Silva, em 1865, a luz do farol era fixa e branca produzida por dezassete candeeiros de Argand e teria um alcance de 13 milhas. Um ano depois a alimentação por azeite foi substituída pela incandescência a vapor de petróleo. Em 1947 o aparelho foi substituído pelo que estivera instalado no farol do Cabo da Roca. Funciona actualmente com uma lâmpada de 1000 Watts, instalada aquando a sua ligação à rede eléctrica em 1980. Apresenta uma característica de relâmpagos brancos com período de 4 segundos e um alcance de 26 milhas.


Ver Portugal Ponto Por Ponto num mapa maior

Onde a Terra Acaba - História dos Faróis Portugueses, Teixeira de Aguilar, Nascimento e Santandreu, Pandora, 1998
PPPP

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Parque Eólico de Mourisca

40°57'6.73"N
7°48'52.02"W
Cujó e Almofala, Castro Daire
 Pendilhe e Vila Nova à Coelheira, Vila Noiva de Paiva
O Parque Eólico de Mourisca situa-se na serra da Cascalheira e foi construído em 2007. É composto por 19 aerogeradores Gamesa G87-2MW. As torres têm 67 m e as pás atingem os 87 m de diâmetro. A sua produção anual é cerca de 90000 MWh, o que equivale ao consumo de electricidade dos concelhos de Castro Daire e São Pedro do Sul.


Ver Portugal Ponto Por Ponto num mapa maior

www.gdfsuez-energia.pt
PPPP

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Ruínas de Conímbriga

40°5'56.56"N
8°29'37.50"W
Condeixa-a-Velha, Condeixa-a-Nova
A ocupação humana de Conímbriga remonta ao Calcolítico e Idade do Bronze, tendo em conta os vestígios que chegaram até hoje mas acredita-se que poderá ter tido origem ainda no Neolítico. Certa é a presença dos Celtas, conforme o próprio topónimo com a terminação “briga” o indica. Os Romanos chegam no ano 138 a.C., e depois de uma ocupação pacífica o povoado de Conímbriga floresce e torna-se uma próspera cidade. Em 465 e em 468 os Suevos capturaram e saquearam parcialmente a cidade. A partir desta altura a cidade foi perdendo importância acabando por ser abandonada. As primeiras escavações arqueológicas foram efectuadas em 1898. As escavações realizadas puseram a descoberto grande parte do traçado urbano desta cidade bem como alguns dos seus principais edifícios. Das principais descobertas salienta-se o fórum, várias casas senhoriais, entre as quais a Casa dos Repuxos, termas e aquedutos. Em 1962 foi fundado o Museu de Conímbriga que inclui espólio das escavações efectuadas, permitindo ao visitante perceber a evolução histórica do lugar, entre os finais do segundo milénio antes de Cristo e o século VI.


Ver Portugal Ponto Por Ponto num mapa maior

www.conimbriga.pt e www.cm-condeixa.pt
PPPP

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Palácio do Picadeiro

40°6'1.62"N
7°28'7.74"W
Alpedrinha, Fundão
O Palácio do Picadeiro, de estilo barroco, foi construído nos finais do século XVIII, por ordem de Dr. Francisco Sarafana. Acredita-se que terá sido edificado sobre uma antiga casa apalaçada, a Casa Quadrada, pertencente família Taborda e posteriormente aos jesuítas. O palácio apresenta planta longitudinal e dois pisos. Abandonado nos meados do século XIX, foi comprado pela Câmara Municipal do Fundão em 1978. Depois de alguns avanços e recuos foi finalmente inaugurado em 2009 no palácio um espaço diferente. O visitante é levado numa viagem pelo território do concelho através de cenários virtuais.


Ver Portugal Ponto Por Ponto num mapa maior

www.palaciodopicadeiro.com
PPPP

domingo, 6 de janeiro de 2013

Casa Bocage

38°31'25.20"N
8°53'6.89"W
São Sebastião, Setúbal
A casa onde nasceu o poeta Manuel Maria Barbosa du Bocage fica localizada na rua Edmond Bartissol, n.º 12. Transformada em casa museu, expõe peças de arte e livros do Museu de Setúbal/Convento de Jesus e documentos da Biblioteca Municipal de Setúbal que retratam a figura e obra do grande poeta.


Ver Portugal Ponto Por Ponto num mapa maior

www.mun-setubal.pt
PPPP

sábado, 5 de janeiro de 2013

Igreja de São Romão de Arões

41°27'22.19"N
8°13'1.88"W
Arões (São Romão), Fafe
A Igreja de São Romão de Arões é um templo românico construído no século XIII. No século XVIII sofreu alterações no seu interior, altura em que foi construído um novo tecto sobre a nave e os altares de talha. A Fachada principal apresenta sobre a porta um arco de volta perfeita e tímpano com o relevo de um Agnus Dei. É o único Monumento Nacional do concelho de Fafe.


Ver Portugal Ponto Por Ponto num mapa maior

www.naturfafe.pt e www.igespar.pt
PPPP

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Ponte Metálica de Fão

41°30'57.46"N
8°46'18.66"W
Fão, Esposende
A Ponte Metálica de Fão sobre o rio Cávado fazia parte da antiga Estrada Real que ligava o Porto a Viana do Castelo. A ponte foi projectada pelo engenheiro Reynaud e a sua construção iniciou-se em 1888. Inaugurada em 1892, manteve-se em funcionamento até 2006, altura em que foi alvo de obras de beneficiação. Trata-se de uma ponte com tabuleiro metálico apoiado em sete pilares. Para além de faixas reservadas ao trânsito automóvel, a ponte tem ainda um passeio reservado a peões.


Ver Portugal Ponto Por Ponto num mapa maior

www.igespar.pt
PPPP

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Ribeira de Alportel

37°10'45.93"N
7°48'26.95"W
São Brás de Alportel e Tavira
A Ribeira de Alportel nasce a Sul do lugar do Barranco Velho, próximo do local onde nasce igualmente a ribeira de Odeleite. Percorre cerca de 48 km até encontrar a ribeira da Asseca, dando origem ao rio Séqua.

 
Ver Portugal Ponto Por Ponto num mapa maior

fonte: Cartas Militares n.º 598 e n.º 599

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Barragem da Raiva

40°18'33.90"N
8°14'55.62"W
Penacova e Oliveira do Mondego, Penacova
Concluída em 1981, a Barragem da Raiva fica localizada no rio Mondego, a jusante da barragem da Aguieira. Trata-se de uma barragem de betão de gravidade, com 34 m de altura. O descarregador de cheias, localizado sobre o corpo da barragem, é controlado por duas comportas de segmento e tem a capacidade máxima de 2000 m3/s. A central está equipada com dois grupos Bolbo-Francis com uma potência instalada de 20 MW e produzem em média por ano cerca de 45 GWh. A albufeira criada pela Barragem da Raiva permite à central da barragem da Aguieira elevar a água em período de vazio para a respectiva albufeira, voltando a turbina-la no período de cheia.


Ver Portugal Ponto Por Ponto num mapa maior

http://cnpgb.inag.pt
PPPP

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Baía do Funchal

32°38'29.44"N
16°54'12.90"W
São Martinho, Sé e Santa Maria Maior, Funchal
No momento em que este ponto está a ser publicado milhares de pessoas assistem ao que é considerado por muitos o melhor fogo-de-artifício em festas de fim de ano realizadas em Portugal. Nesta noite, na Baía do Funchal são disparados mais 38000 disparos que consumirão ao todo 19 toneladas de material pirotécnico. Durante 8 minutos milhares de pessoas assistem em terra e no mar a este espectáculo que custará cerca de 620000 €.


Ver Portugal Ponto Por Ponto num mapa maior

www.tvi24.iol.pt
PPPP