9°25'9.02"W
Ericeira, Mafra
Famosa pelas suas ondas, a Praia de Ribeira d’Ilhas recebe desde 1985 uma prova do campeonato mundial de surf. Está classificada com bandeira azul.
download Praia de Ribeira d'Ilhas para Google Earth
.
Depois de um incêndio que destruiu a igreja original do século XVII, a Igreja Matriz de Ponte de Sor foi reedificada seguindo linhas revivalistas. Rebocada de branco com rebordo a amarelo, a Igreja apresenta a torre sineira em cima da entrada principal.
.Implantada num local onde existiu um castro romanizado, a Atalaia Magra, edificada no século XII, fazia parte do sistema defensivo do Castelo de Moura. Ao contrário das restantes três atalaias de planta quadrada que formavam o sistema defensivo, a Atalaia Magra é de planta circular. Tem cerca de 12 m de altura e um diâmetro de 4 m.
A toponímia de Casa dos Patudos deve-se ao facto de na herdade onde se situa, durante muito anos, se criarem patos. Construída entre 1905 e 1909, esta casa foi a residência de José Mascarenhas Relvas, influente político da 1ª Républica. O seu proprietário adquiriu vastas colecções artísticas que dou em testamento à Câmara Municipal de Alpiarça em 1929. Na década de 60, a casa foi transformada em Casa-museu de José Relvas. Nela podem-se admirar um vasto espólio artístico, do qual se salienta porcelanas, azulejos, mobiliário, pinturas e tapetes de Arraiolos.
O Vulcão dos Capelinhos entrou em actividade a 27 de Setembro de 1958, no local onde existiam dois ilhéus conhecidos como Ilhéus dos Capelinhos. A erupção deu origem à Ilha dos Capelinhos, também conhecida por Ilha Nova ou do Espírito Santo. Esta nova ilha acabou-se por ligar ao Faial em Dezembro do mesmo ano. No dia 24 de Outubro de 1959 a actividade vulcânica cessa. Com esta modificação da paisagem, a área da Ilha do Faial aumentou aproximadamente 2,4km2. Esta nova área, devido à riqueza geológica e biológica, foi classificada como Área de Paisagem Protegida e incluída na Rede Natura 2000.
A Barragem de Vilar fica situada na rio Távora junto à povoação que lhe dá nome. Trata-se de uma barragem de enrocamento com cortina a montante, 55 m de altura e 240 m de comprimento. O seu promotor é a CPPE - Companhia Portuguesa de Produção de Electricidade, sendo o seu principal objectivo a produção de energia eléctrica. Para esse fim foi construída a Central Hidroeléctrica do Tabuaço. Esta central é abastecida pela Barragem de Vilar através de um túnel de cerca de 15 km. O descarregador de cheia da barragem, situado na margem direita, é controlado por duas comportas de segmento e foi dimensionado para um caudal de 500 m3/s.
A Ponte de Nossa Senhora da Ajuda situada sobre o rio Guadiana fazia a ligação entre Elvas e Olivença. Construída no reinado de D. Manuel I, foi várias vezes destruída devido às guerras ibéricas. Actualmente a ponte encontra-se parcialmente destruída, restando apenas alguns arcos em ambas as margens. O seu comprimento total era de 450 m.
A Villa Romana de Pisões foi fundada no século I e abandonada três séculos depois. Trabalhos de arquologia efectuados entee 1967 e 1981 puseram a descoberto uma vasta área habitacional, uma área de balneário com várias piscinas e um tanque central. Perto da villa existe ainda uma barragem romana destinada à rega e abastecimento de água.
A exploração mineira do maior filão de estanho e volfrâmio da Penísula Ibérica fica situada na vertente Sul da Serra da Estrela, a cerca de 700 m de altitude. Foram registadas em 1886 na Câmara Municipal da Covilhã, mas só em 1894 o rei D. Carlos assinou o diploma de concessão da exploração de volframite. Em 1942-1943, a mina antigiu a produção de 2083 toneladas de volframite e 44 toneladas de cassiterite, empregando perto de 3000 trabalhadores. A exploração mineira é efectuada com recuros a câmaras verticais que chegam a atingir os 400 m de profundidade.